SAÚDE
Famílias comemoram incorporação de remédio para neuroblastoma ao SUS
Publicado em
6 de setembro de 2024por
Da RedaçãoCom as mãos trêmulas e lágrimas no rosto, Laira Inácio comemorou nas redes sociais a recomendação de incorporação do medicamento betadinutuximabe para o tratamento de neuroblastoma de alto risco via Sistema Único de Saúde (SUS). Laira é mãe de Ana Júlia, diagnosticada com a doença aos 7 anos. Após se submeter a tratamentos exaustivos e cirurgias, a menina, já com 10 anos, precisava do tratamento com o betadinutuximabe, que custaria em torno de R$ 2 milhões. A mãe utilizou a internet, alugou carros de som e chegou a acionar a Justiça. Mas o tempo, segundo a própria Laira, foi um inimigo implacável – Ana Júlia faleceu em 2023, antes de ter acesso ao remédio.
“Foi aprovado! O Qarziba [nome comercial do betadinutuximabe] vai ser implementado no SUS. Para que nenhuma criança mais sofra como a minha Ana Júlia e como outras crianças. Estou muito emocionada”, disse Laira, em vídeo postado em seu perfil no Instagram.
Em homenagem à filha, a jovem fundou o Instituto Ana Júlia, com o objetivo de oferecer assistência para crianças com câncer e doenças raras. A entidade, presidida por Laira, também arrecada fundos para a compra de medicações consideradas vitais para crianças em tratamento contra o câncer. “Estou muito feliz! Hoje é um dia memorável, que vai mudar a história do neuroblastoma no Brasil”, completou.
A ginecologista e obstetra Carla Franco também celebrou a recomendação de incorporação ao SUS do betadinutuximabe para o tratamento do neuroblastoma de alto risco. Em seu perfil no Instagram, ela lembrou que o protocolo para a doença no Brasil não era atualizado havia dez anos e destacou o alto custo do remédio.
“A medicação mais cara usada na oncologia pediátrica foi finalmente incluída no SUS”, postou. Além do conhecimento adquirido como profissional de saúde, Carla tem uma filha diagnosticada com neuroblastoma. Chamada Linda, a menina, de apenas 4 anos, já passou por rodadas de quimioterapia, cirurgia para retirada do tumor e dois autotransplantes de medula.
Nas redes sociais, a médica explicou o que muda, a partir de agora, com a recomendação de incorporação do medicamento na rede pública.
“Na teoria, os pacientes do SUS que não faziam [uso do betadinutuximabe] vão poder fazer. E o plano de saúde tem que cobrir, sem [necessidade de recorrer à] Justiça”, destacou a médica.
A própria Carla enfrentou dificuldades para garantir a cobertura da medicação pelo plano de saúde contratado pela família. Segundo ela, Linda precisava iniciar o uso do Qarziba no dia 8 de julho. Após acionar a operadora em diversos momentos, o tratamento com o remédio foi iniciado apenas em agosto. Há uma semana, a menina concluiu o ciclo de dez dias de administração do betadinutuximabe, recebeu alta médica e já está em casa.
Em janeiro deste ano, a antropóloga e diretora do Ministério dos Povos Indígenas, Beatriz Matos, lançou uma campanha para arrecadar recursos em prol do tratamento do filho Pedro, de 5 anos, também diagnosticado com neuroblastoma. A família já havia vivido outro drama: o pai de Pedro é o indigenista Bruno Pereira, assassinado em 2022.
O menino precisou ser submetido a um transplante de medula. A etapa seguinte do tratamento foi o uso do betadinutuximabe. A mobilização em favor da vida de Pedro revelou o drama de famílias como a de Ana Júlia e a de Linda, além de muitas outras.
O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer mais recorrente entre crianças, perdendo apenas para a leucemia e tumores cerebrais. Figura ainda como tumor sólido extracraniano mais comum entre crianças, representando entre 8% e 10% de todos os tumores infantis. O aumento do volume abdominal é um dos sintomas da doença. Por esse motivo, o tumor pode ser descoberto a partir de queixas da criança relacionadas a dores na barriga ou mesmo incômodo no tórax. Pesquisas mostram que o problema, normalmente, aparece até os 5 anos e pode acometer, inclusive, recém-nascidos.
Entenda
Nesta quinta-feira (5), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação do betadinutuximabe para o tratamento de neuroblastoma de alto risco na rede púbica. Na prática, a decisão significa que o remédio passará a integrar o rol de medicamentos custeados e distribuídos pelo SUS. A condição estabelecida para que a medicação seja administrada na rede pública é que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.
O pedido de incorporação do betadinutuximabe ao SUS foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo próprio fabricante do Qarziba, o laboratório Recordati. À época, a farmacêutica defendeu que a medicação fosse indicada para pacientes a partir dos 12 meses de vida, que já tenham sido tratados com quimioterapia de indução e que tenham alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco; e também para pacientes com história de recidiva ou neuroblastoma refratário, com ou sem doença residual.
O laboratório argumentou que o medicamento foi utilizado em estudos clínicos realizados a partir de 2009 em pelo menos 126 centros envolvendo mais de mil pacientes em 18 países. “A imunoterapia anti-GD2, como é o Qarziba, não apenas melhora a sobrevida, como também reduz o risco de que todos os tratamentos anteriores pelos quais esses pacientes passam falhem com recidiva”, detalhou Recordati.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do betadinutuximabe em 2021. À época, o medicamento foi indicado pela autarquia para o tratamento de neuroblastoma de alto risco em pacientes a partir dos 12 meses. Como não havia passado pela aval da Conitec ainda, o tratamento com o remédio no país só era possível via rede privada e, conforme relatos de pacientes e familiares, mediante muita insistência junto a operadoras de planos de saúde e processos de judicialização.
Fonte: EBC SAÚDE
SAÚDE
Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 no país
Published
2 meses agoon
5 de setembro de 2024By
Da RedaçãoO Boletim InfoGripe divulgado hoje (5) pela Fiocruz mostra aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Entre crianças e adolescentes de até 14 anos, o principal responsável é o rinovírus. Nas demais faixas etárias, o predomínio é da Covid-19. Por outro lado, os casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A mantêm a tendência de queda na maior parte do território. O estudo se refere à Semana Epidemiológica de 25 a 31 de agosto.
Segundo a Fiocruz, os estados que mais se destacam nesse momento pelo aumento da covid-19 são Goiás e São Paulo. A preocupação maior é com esse último, devido a grande movimentação de pessoas que passam pelo estado e depois se deslocam por outras regiões. Os pesquisadores alertam para a possibilidade de o estado impulsionar a disseminação e o crescimento da doença pelo país.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação em dia contra a Covid-19 para todas as pessoas dos grupos de risco. E o cuidado para não transmitir o vírus.
“Em caso de aparecimento de sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, inclusive as crianças e adolescentes. Com a alta do rinovírus nessa faixa etária, caso apresentarem alguns sintomas de síndrome gripal, a orientação é ficar em casa e não ir para a escola. Se não for possível fazer esse isolamento, é importante sair de casa usando uma boa máscara, e claro, diante de aparecimento e piora dos sintomas, procurar atendimento médico”, diz a pesquisadora.
Quanto aos casos de SRAG por rinovírus, a alta está concentrada principalmente em estados da região Nordeste, Centro-sul e Norte. O VSR e o rinovírus permanecem como as principais causas de internações e óbitos em crianças de até dois anos. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 28,4% para Sars-CoV-2 (Covid-19); 12,4% para influenza A; 2,6% para influenza B; e 11,3% para VSR.
Quando se leva em conta o ano epidemiológico 2024, foram notificados 123.082 casos de SRAG, sendo 59.410 (48,3%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 49.377 (40,1%) negativos; e ao menos 7.692 (6.2%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os casos positivos, 18,7% são influenza A; 0,6%, influenza B; 41,6%, VSR; e 18%, Sars-CoV-2 (Covid-19).
Durante o ano foram registrados 7.370 óbitos, sendo 3.844 (52.2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 2.909 (39,5%) negativos, e ao menos 152 (2,1%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os positivos do ano corrente, 30,2% foram influenza A; 0,8%, influenza B; 10,3%, VSR; e 50,8%, Sars-CoV-2 (Covid-19).
Estados e capitais
O Boletim InfoGripe mostra que 17 UFs apresentam sinais de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Entre as capitais, 11 apresentam crescimento dos casos de SRAG: Aracaju (SE), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Fonte: EBC SAÚDE
Prefeitura se solidariza e coloca a disposição toda estrutura para que serviços da Santa Casa não parem
Oportunidade para artesões rondonopolitanos solicitarem Carteira Nacional do Artesão
Nota sobre o pagamento de insalubridade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde
Paratletas mato-grossenses superam desafios e conquistam medalhas no mundial de Jiu-jitsu
Corpo de Bombeiros registrou 167 ocorrências durante a Operação Enem 2024
GRANDE CUIABÁ
Nota sobre o pagamento de insalubridade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa: -Devido a um problema técnico com o sistema bancário, o pagamento do...
Procon Itinerante de Várzea Grande oferece suporte ao consumidor na Black Friday
No dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande estará com atendimento especial para...
SUGESTÃO DE PAUTA: Secretaria da Mulher certifica mais 117 mulheres pelo Programa Qualifica
A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, certifica mais 117 mulheres, pelo Programa Qualifica Mulher de capacitação profissional....
MATO GROSSO
Paratletas mato-grossenses superam desafios e conquistam medalhas no mundial de Jiu-jitsu
As competições do Campeonato Mundial Profissional de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) continuam, porém, parte da equipe de paratletas e...
Corpo de Bombeiros registrou 167 ocorrências durante a Operação Enem 2024
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) registrou 167 ocorrências durante a Operação Enem 2024, realizada nos dias...
Exposição do artista Sávio com obras sobre temas bíblicos entra em cartaz na Galeria Lava Pés
A exposição “É tudo para o Senhor” entra em cartaz a partir desta terça-feira (12.11) na Galeria de Artes Lava...
POLÍCIA
Polícia Civil prende autor de roubo com reféns em empresa de entregas em Cuiabá
Um dos autores do roubo em uma empresa de entregas, em que funcionários foram feitos reféns, foi preso em flagrante...
Polícia Civil prende em flagrante envolvido em roubo a residências na cidade de Acorizal
Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá prenderam em flagrante, neste domingo (10.11), um dos autores de...
Polícia Civil e Procon Estadual combatem venda de cigarros eletrônicos em Cuiabá e Várzea Grande
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Procon Estadual de Mato Grosso,...
ENTRETENIMENTO
Pocah e Ingrid Ohara curtem dia de sol com rebolado e clima da copa: “Essa dupla!”
A cantora Pocah juntamente com Ingrid Ohara mostrou nesta quinta-feira (20), que já está curtindo o clima de Copa! As...
Rafa Kalimann curte dia de praia no Rio e exibe corpão sarado: “Deusa gata!”
A apresentadora Rafa Kalimann, aproveitou para tirar um dia de descanso nesta quinta-feira (20), enquanto curtia um dia de sol...
Sem roupa, Naiara Azevedo capricha nas poses ousadas em ensaio: “Mulher do céu!”
A sertaneja e ex-participante do Big Brother Brasil, Naiara Azevedo, compartilhou uma sequência de foto em que aparece mostrando toda sua...
ESPORTES
Flamengo conquista a Copa do Brasil com vitória sobre o Atlético-MG
Em uma emocionante decisão, o Flamengo garantiu mais um título da Copa do Brasil ao vencer o Atlético-MG. Após um...
Palmeiras retoma caminho das vitórias ao derrotar o Grêmio no Allianz Parque
Após dois jogos sem vencer, o Palmeiras voltou a triunfar no Campeonato Brasileiro ao superar o Grêmio por 1 a...
Internacional vence Fluminense e reassume quarta posição no Brasileirão
O Internacional manteve sua boa fase no Campeonato Brasileiro ao vencer o Fluminense por 2 a 0, em partida realizada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Sorriso5 dias ago
Sorriso recebe movimento prospera neste sábado, 09
-
BOA ESPERANÇA DO NORTE18 horas ago
Enquete do MT ACONTECE aponta Marcão como vereador destaque na primeira legislatura de Boa Esperança do Norte
-
MATO GROSSO6 dias ago
Seduc divulga resultado pós-recurso do processo seletivo da Arena da Educação
-
POLÍCIA7 dias ago
Cachorro furtado há um ano é recuperado em Rondonópolis pela Polícia Civil